Active Caldic

0

Blog

Prevenindo o câncer de mama através da nutrição

Publicado em 09 de outubro de 2023

Os cânceres de mama são doenças bastante complexas. São diversos mecanismos diferentes envolvidos no seu desenvolvimento, que podem ser combinados de múltiplas formas, gerando características e sintomas bastante variados entre os pacientes. Entretanto, todas têm em comum o fato de que uma massa de células que sofreu mutações cresce desordenadamente e começa a prejudicar progressivamente o funcionamento do corpo. Mas no final, cada caso é único, e cada pessoa responde à sua maneira aos diferentes tratamentos disponíveis.

Devido a essa grande complexidade de mecanismos, efeitos, sintomas e respostas, é praticamente impossível reduzir o câncer de mama a qualquer fórmula simples, ou esperar que todas as pessoas obtenham os mesmos benefícios das mesmas abordagens terapêuticas. Mesmo passando uma vida toda adotando atitudes preventivas, não há garantias definitivas de que em nenhum momento da vida haverá o desenvolvimento de um câncer de mama (ou outro qualquer). Mas calma, é possível sim melhorar (e muito!) as nossas chances contra esse tipo de doença. E a melhor aposta não é segredo para ninguém: adotar um estilo de vida saudável!

Nesse sentido, uma das principais estratégias é alimentar-se de maneira adequada. E a boa notícia é que muitos alimentos (sobretudo alguns tipos de origem vegetal), além de serem ricos em nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo humano, também podem combater alguns mecanismos que levam ao câncer. Então acompanhe nossa publicação para entender um pouco melhor como alimentos e extratos vegetais podem reforçar a prevenção ao câncer de mama.

 

Alimentos terapêuticos?

Bem, primeiramente é importante pontuar que um organismo bem nutrido trabalha melhor. Pode parecer óbvio, mas com o aporte inadequado de nutrientes, os processos celulares operam de maneira incompleta, gerando danos celulares que podem se acumular e favorecer as temidas mutações genéticas. E sim, todos os cânceres começam com os temidos danos ao DNA.

Por outro lado, os alimentos e extratos vegetais também podem fornecer compostos que, além de nos nutrir, agem combatendo os processos que levam ao desenvolvimento do câncer. O número de pesquisas nessa área cresce ano após ano e já são alguns milhares de trabalhos publicados nesta área. Trouxemos aqui apenas alguns dos principais, que podem ser incorporados na dieta e/ou suplementados, confira abaixo.

 

Exemplos de nutracêuticos e extratos vegetais com evidências científicas demonstrando sua ação quimioprotetora contra o câncer de mama.1 Adaptado de Shutterstock.com, 2023.

 

Vegetais crucíferos – da família botânica Brassicacea – como couve, repolho, couve-flor, brócolis e couve-de-bruxelas são ricos em glicosinolatos que, ao serem metabolizados, são transformados em indol 3 carbinol (I3C) e posteriormente em 3,3-Di-Indol-Metano (DIM). Estes compostos têm ação antioxidante, anti-inflamatória e anticarcinogênica. Além disso, eles também são capazes de modular o metabolismo do estrogênio, apresentando efeitos anticarcinogênicos especialmente nos tumores dependentes da sinalização desse hormônio. Ainda, os vegetais crucíferos também são ricos isotiocianatos, como o sulforafano, que também apresentam ação anticarcignogênica, agindo em diferentes etapas do metabolismo tumoral. 1

A soja é rica em isoflavonas, que apresentam atividade sobre o metabolismo do estrogênio.  Estudos já associaram o consumo de isoflavonas com uma redução da mortalidade em mulheres diagnosticadas com câncer de mama, bem como uma tendência de redução do risco de desenvolver câncer de mama. Ainda, um estudo clínico demonstrou que a suplementação com isoflavonas de soja reduziu significativamente a reincidência em pacientes que já tiveram câncer de mama. 1,2

As frutas também podem ser um importante reforço à defesa do organismo. A maioria delas tem grandes concentrações de polifenóis, que são potentes antioxidantes e auxiliam na neutralização de radicais livres (que podem causar danos ao DNA). A romã (também chamada de pomegranate), por exemplo, é rica em elagitaninos, um tipo de polifenol com ação anti-inflamatória. Já foi demonstrado em estudos in vitro que extrato de romã é capaz de interferir em diferentes etapas da carcinogênese (desenvolvimento das células cancerígenas). Estudos em humanos ainda são escassos, mas já foi reportada uma redução de marcadores de câncer de mama associada ao consumo de romã. 1,3

Os extratos vegetais também são uma fonte bastante rica em compostos bioativos com potencial de proteção contra o câncer. O gengibre, por exemplo, contém gingeróis e shogaols, capazes de interferir em processos relacionados a proliferação e metástase do câncer de mama. Já o alho contém compostos organossulforados, e o cominho preto é rico em timoquinona, com ação forte ação anticarcinogênica demonstrada em diversos mecanismos envolvidos no desenvolvimento tumoral. 1

Apesar de sabermos como um estilo de vida saudável é essencial na redução de risco de câncer de mama, é válido reforçar também a importância de manter seus exames em dia. A detecção precoce do câncer de mama possibilita uma maior chance de sucesso no tratamento, chegando a até 95% de cura. E você, já analisou como a sua alimentação está adequada para melhorar sua saúde e proteção contra essas doenças?

 

 

As informações fornecidas neste blog destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para a orientação de um profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. As informações aqui apresentadas não têm o objetivo de diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.

Prescritores e farmacêuticos que desejarem obter mais informações sobre os nossos insumos podem entrar em contato com o nosso SAC por meio do e-mail sac@activepharmaceutica.com.br ou pelo 0800 001 1313.

Será um prazer atendê-los!

Gostou do conteúdo?

Ícone do Instagram


 Siga nosso Instagram e acompanhe outros assuntos: @activecaldic