Active Caldic

0

Blog

Microbiota e peso corporal: o poder do Lactobacillus curvatus

Publicado em 05 de junho de 2023

Você sabia que os trilhões de microrganismos que habitam diferentes órgãos do seu corpo podem influenciar diretamente o seu peso corporal? A descoberta do papel crucial da microbiota intestinal sobre o peso corporal revolucionou nossa compreensão sobre o sobrepeso e a obesidade, abrindo caminho para novas estratégias terapêuticas.

A microbiota intestinal é um conjunto complexo de bactérias, vírus e fungos que residem no nosso intestino. Ela desempenha um papel importantíssimo na digestão, absorção de nutrientes e regulação do metabolismo, entre outros. Além disso, pesquisas recentes demonstram que uma microbiota desequilibrada pode estar associada ao ganho de peso e a distúrbios metabólicos.

 

Microbiota, peso corporal e a saúde

Uma microbiota saudável é caracterizada por uma diversidade de espécies bacterianas benéficas. Essas bactérias desempenham funções importantes, como a fermentação de fibras não digeríveis, a produção de ácidos graxos de cadeia curta e a regulação do apetite. Elas também estão envolvidas na regulação da inflamação e do armazenamento de gordura no organismo.

Por outro lado, uma microbiota desequilibrada (com predominância de bactérias patogênicas) pode favorecer o ganho de peso e predispor a uma longa lista de problemas de saúde – se quiser aprofundar a leitura sobre isso, clique aqui. Isso ocorre por uma série de motivos, dentre eles o aumento de parâmetros inflamatórios e o maior acúmulo de gordura.

Felizmente, podemos influenciar positivamente nossa microbiota por meio de escolhas alimentares e estilo de vida saudáveis. Uma dieta rica em fibras, frutas, vegetais e alimentos fermentados promove o crescimento das bactérias benéficas. Além disso, a prática regular de exercícios físicos e a redução do estresse também beneficiam a saúde da microbiota. Outra opção disponível atualmente é a suplementação com probióticos e outros moduladores de microbiota (se quiser ler mais sobre isso, clique aqui).

No entanto, vale ressaltar que cada pessoa possui uma microbiota única e que podem ser necessárias estratégias personalizadas para alcançar resultados efetivos no gerenciamento do peso.

 

Você conhece o Lactobacillus curvatus?

O Lactobacillus curvatus é uma das espécies bacterianas que compõe uma microbiota saudável, e que traz um diferencial muito procurado: auxilia no processo de emagrecimento. Assim, esta abordagem tem sido proposta como auxiliar no tratamento da obesidade e das dislipidemias. 1

Já foi demonstrado que a suplementação com Lactobacillus curvatus promove a redução da atividade de Lp-PLA2 (fosfolipase associada à lipoproteína A2) e de lipoproteínas de baixa densidade (LDL) oxidadas. A mudança desses parâmetros também foi associada a uma redução significativa do acúmulo de gordura corporal. 2

De fato, alguns estudos clínicos já demonstraram os efeitos da suplementação com esse probiótico sobre a redução de peso corporal. Um estudo, inclusive, sugeriu que a associação de L. curvatus com L. plantarum pode ter um efeito ainda melhor, reduzindo o peso corporal, a gordura visceral e a circunferência abdominal, além de aumentar os níveis de adiponectina em adultos com sobrepeso. 1,3

 

A suplementação com L. curvatus pode ser uma importante aliada no gerenciamento do peso corporal. Adaptado de Shutterstock.com, 2023.

 

A microbiota intestinal exerce um papel fundamental no gerenciamento do peso corporal. Cultivar uma microbiota saudável por meio de uma alimentação equilibrada e rica em fibras, juntamente com um estilo de vida ativo e da suplementação com probióticos pode ser uma estratégia eficaz para alcançar e manter um peso saudável. Cuide do seu intestino, cuide da sua microbiota e colha os benefícios de um peso corporal equilibrado e uma saúde geral melhorada.

 


 

 

As informações fornecidas neste blog destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para a orientação de um profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. As informações aqui apresentadas não têm o objetivo de diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.

Prescritores e farmacêuticos que desejarem obter mais informações sobre os nossos insumos podem entrar em contato com o nosso SAC por meio do e-mail sac@activepharmaceutica.com.br ou pelo 0800 001 1313.

Será um prazer atendê-los!

Gostou do conteúdo?

Ícone do Instagram


 Siga nosso Instagram e acompanhe outros assuntos: @activecaldic