Active Caldic

0

Blog

Magnésio: conheça os benefícios e opções de suplementação desse super mineral!

Publicado em 23 de outubro de 2023

Que o magnésio é um mineral importante para a saúde humana, você com certeza já sabe, não é? Mas você consegue listar de que forma ele contribui para o melhor funcionamento do corpo humano? E quando é necessário suplementar esse mineral, você sabe qual a melhor opção? Estas e outras respostas você encontra na nossa publicação de hoje, não deixe de ler até o final.

 

Um mineral, diversos benefícios

O magnésio é um dos minerais mais abundantes no corpo humano – sendo cerca de 60% armazenado nos ossos, e o restante distribuído em outros tecidos e órgãos. Ele desempenha papéis essenciais na manutenção da saúde humana e participa de mais de 300 processos metabólicos, mas vamos reunir aqui suas principais ações. 1

 

1. Saúde óssea e muscular

O magnésio trabalha em conjunto com o cálcio e a vitamina D para garantir a formação e manutenção adequada dos ossos. Além disso, o magnésio ajuda na contração e no relaxamento muscular, que são essenciais para a mobilidade e o funcionamento muscular adequado. 2,3

 

2. Saúde Cardiovascular

O magnésio é um dos aliados do coração. Isso porque ele participa na regulação da pressão arterial, na função cardíaca e no ritmo cardíaco. A deficiência de magnésio pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão e arritmias. 4

 

3. Saúde mental e cognitiva

O sistema nervoso depende do magnésio para transmitir sinais de um neurônio para outro. Em outras palavras, todos os nossos pensamentos e comandos nervosos exigem uma concentração suficiente desse mineral para acontecer da maneira adequada. Além disso, o magnésio pode influenciar o humor e o bem-estar mental. Estudos sugerem que a suplementação de magnésio pode ajudar a aliviar sintomas de ansiedade e depressão. 5

 

4. Perfil glicêmico

O magnésio também desempenha um papel fundamental na regulação dos níveis de glicose no sangue. Pessoas com níveis adequados de magnésio têm um risco menor de desenvolver resistência à insulina, um fator de risco super importante para o diabetes tipo 2 e outras doenças metabólicas. 6

 

5. Sistema Imunológico e processos inflamatórios

Este mineral também participa do funcionamento adequado do sistema imunológico, ajudando o corpo a combater infecções e doenças. A deficiência de magnésio pode comprometer a capacidade do corpo de se defender contra microrganismos patogênicos. Ainda, o magnésio tem propriedades anti-inflamatórias e pode ajudar a reduzir a inflamação crônica, que é um fator subjacente em muitas doenças, incluindo doenças cardíacas e câncer. 1

 

6. Saúde do trato digestivo

Por último, mas não menos importante, o magnésio também desempenha um papel no bom funcionamento do trato gastrointestinal. Em diversos casos, a suplementação com esse mineral pode ajudar a aliviar a constipação, pois relaxa os músculos do trato digestivo e auxilia na hidratação intestinal, reduzindo os desconfortos e favorecendo que a formação das fezes ocorra adequadamente. 1

 

Como obter uma boa quantidade de magnésio?

Uma dieta equilibrada é a melhor maneira de garantir a ingestão adequada de magnésio. Alimentos ricos em magnésio incluem vegetais de folhas verdes, nozes, sementes, leguminosas e grãos integrais. No entanto, a suplementação é uma opção para aqueles que têm dificuldade em obter a quantidade necessária por meio da alimentação, especialmente se tiverem condições médicas que afetam a absorção de magnésio.

O magnésio é um mineral essencial para a saúde humana. Adaptado de Shutter.com, 2023.

 

Opções de suplementação de magnésio


Atualmente, existem várias opções de suplementos de magnésio disponíveis no mercado magistral. Cada uma possui características específicas que podem afetar sua absorção e eficácia. Aqui, vamos explorar as principais opções.

Óxido de Magnésio: Esta é uma das formas mais comuns, devido à sua acessibilidade e baixo custo. No entanto, o óxido de magnésio é conhecido por ter uma absorção relativamente baixa, o que significa que uma grande parte passa pelo sistema digestivo sem ser absorvida. Além disso, algumas pessoas podem apresentar desconfortos devido ao efeito laxante, limitando sua eficácia.

Citrato de Magnésio: Este é um suplemento de magnésio de boa absorção, tornando-se uma opção popular para quem procura corrigir deficiências desse mineral. Além disso, o citrato de magnésio promove menos efeitos laxantes em comparação com o óxido de magnésio.

Magnésio Bisglicinato: Esta forma de magnésio tem uma excelente absorção, o que contribui para sua maior biodisponibilidade. Além disso, essa forma é a provoca menos distúrbios gastrointestinais, tornando-a a melhor opção de suplementação para muitas pessoas.

Malato de Magnésio: Nesta opção o magnésio é combinado com ácido málico (ou malato), um composto essencial para a produção de energia (ATP) no organismo. A deficiência deste composto tem sido associada ao desenvolvimento de fibromialgia – síndrome caracterizada pela manifestação de dor musculoesquelética crônica e generalizada. Suas aplicações incluem a melhora do desempenho esportivo, redução da dor e fraqueza muscular e melhora do perfil glicêmico.

Magnésio L-Treonato: Mais recentemente, o magnésio L-treonato tem recebido atenção por sua capacidade de penetrar nas membranas celulares, o que pode conferir benefícios especialmente para a saúde cerebral.

Taurato de Magnésio: Complexo quelado de magnésio associado com a taurina – um aminoácido importante para inúmeros processos fisiológicos, incluindo a formação do sistema nervoso central, o desenvolvimento e proteção da retina, a modulação dos níveis de cálcio intracelular, o metabolismo da glicose e as respostas antioxidante e anti-inflamatória. Assim, suas indicações são mais relacionadas ao efeito cardioprotetor e como adjuvante na prevenção e tratamento da catarata.

Magnésio blend: Consiste em uma mistura de diferentes formas, em geral queladas. Essa opção pode ser uma boa combinação para indivíduos menos propensos aos efeitos adversos gastrointestinais de algumas formas específicas. Suas aplicações vão desde os benefícios relacionados a saúde cardiovascular e osteoarticular até a redução dos sintomas de ansiedade e depressão.

Opções de formas de magnésio para a suplementação.  Adaptado de Shutter.com, 2023.

 

A importância do magnésio para a saúde humana é indiscutível, mas a escolha da forma de suplemento deve ser feita com base nas necessidades e tolerâncias individuais. Manter os níveis de magnésio dentro do recomendado pode trazer uma série de benefícios para a saúde, desde melhorias na função muscular e óssea até a promoção de um sistema cardiovascular saudável e uma mente mais afiada. Portanto, vale a pena explorar as opções de suplementação disponíveis para atender às necessidades de cada indivíduo. E você, já experimentou alguma dessas opções?

 

As informações fornecidas neste blog destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para a orientação de um profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. As informações aqui apresentadas não têm o objetivo de diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.

Prescritores e farmacêuticos que desejarem obter mais informações sobre os nossos insumos podem entrar em contato com o nosso SAC por meio do e-mail sac@activepharmaceutica.com.br ou pelo 0800 001 1313.

Será um prazer atendê-los!

Gostou do conteúdo?

Ícone do Instagram


 Siga nosso Instagram e acompanhe outros assuntos: @activecaldic