Active Caldic

0

Blog

Exercício aeróbico ou anaeróbico: qual o melhor?

Publicado em 27 de fevereiro de 2023

Se você respondeu que depende, acertou. Na verdade essa resposta varia tanto de acordo com o momento, quanto dos seus objetivos. Então, leia até o final que hoje vamos te ajudar a entender melhor as diferenças entre eles.

 

Aeróbicos x Anaeróbicos: quem é quem?

A grande diferença entre os treinos aeróbicos e os anaeróbicos está no tipo de metabolismo que o músculo está utilizando naquele momento para a produção de energia. Enquanto o aeróbico utiliza o oxigênio no processo, o anaeróbico não o utiliza.

Mas, a grande verdade é que praticamente qualquer tipo de exercício pode exigir os dois tipos de metabolismo, a depender do momento. Quando em aerobiose, os músculos têm um tempo maior de resposta, sendo suficiente para renovar o oxigênio muscular que vêm da respiração. Já quando entra na fase anaeróbica, não há tempo suficiente para essa renovação acontecer e o metabolismo é direcionado para outro lado, começando a quebrar glicose por uma via que não utiliza o oxigênio.

De maneira simplificada, o que dita o tipo de metabolismo que será utilizado é a intensidade do exercício e a duração do movimento e dos intervalos. Um método prático que dá uma boa ideia de como está sendo o treino é o “teste da conversa” (counting talk test). Se você conseguir manter uma conversa enquanto se exercita (mesmo que um pouco ofegante), provavelmente você está no nível aeróbico. 1

Diferença entre as vias aeróbica e anaeróbica durante a prática de exercício físico. Adaptado de Shutterstock.com, 2023.

 

Benefícios dos exercícios aeróbicos e anaeróbicos

Para quem busca melhorar sua resistência e saúde cardíaca, os aeróbicos são a melhor escolha. Não à toa, aquela corridinha na esteira ficou conhecida popularmente como “cardio”. Esse tipo de exercício utiliza fibras musculares lentas e aumenta a capacidade cardiorrespiratória. Em outras palavras, é o melhor tipo de exercício para quem quer ter cada vez mais fôlego. Além disso, também contribui para a redução da pressão arterial e melhora do perfil lipídico e glicêmico, prevenindo diversas doenças como a diabetes e a hipertensão. 2,3

Para quem está focado na queima de gordura, os exercícios anaeróbicos podem ser uma boa aposta. Apesar de muita gente pensar que os aeróbicos são os melhores para a perda de gorduras, o gasto energético dos exercícios anaeróbicos é bem maior quando a duração do treino é semelhante. Os treinos anaeróbicos intervalados de alta intensidade (conhecidos pela sigla em inglês HIIT) têm vários aspectos interessantes como a economia de tempo, pois treinos mais curtos têm gastos calóricos expressivos. Outro ponto é o efeito pós-exercício (afterburn effect), que acontece devido ao excesso de consumo de oxigênio pós-exercício. Isso significa que após o fim do treino, o músculo continua consumindo mais oxigênio (e queimando calorias) durante um tempo. 4,5

Os exercícios anaeróbicos também melhoram o metabolismo e a resistência muscular à fadiga. Além disso, eles aumentam a força e a densidade óssea, reduzindo o risco de osteoporose. Ainda, as evidências demonstram que os exercícios anaeróbicos diminuem o risco de diversas outras doenças, incluindo transtornos mentais (como a depressão).  6–9

Apesar de ser uma excelente modalidade de exercício, os treinos de alta intensidade como o HIIT têm algumas contraindicações, então fica o nosso alerta. É indicado que seja feito um período de adaptação física antes de começar os treinos de alta intensidade. Na dúvida, repetimos aquela máxima: consulte seu profissional de saúde de confiança. Um bom educador físico é o profissional ideal para definir o melhor treino para os seus objetivos, levando em conta suas características particulares.

Exemplos de exercícios aeróbicos e anaeróbicos. Adaptado de Shutterstock.com, 2023.

 

Para aproveitar o melhor dos dois mundos, você pode ainda criar uma rotina de exercícios que combine os aeróbicos com os anaeróbicos!

Passado o carnaval, não há mais desculpas para adiar a evolução nos seus objetivos. A verdade é que qualquer exercício é melhor que exercício nenhum, e independente de qual você escolha, vai melhorar sua qualidade de vida. E se precisar de mais um empurrãozinho, que tal ler sobre os recursos ergogênicos e como eles podem contribuir na melhora do desempenho físico? Confira nessa publicação que separamos para você.

 

   

 

As informações fornecidas neste blog destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para a orientação de um profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. As informações aqui apresentadas não têm o objetivo de diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.

Prescritores e farmacêuticos que desejarem obter mais informações sobre os nossos insumos podem entrar em contato com o nosso SAC por meio do e-mail sac@activepharmaceutica.com.br ou pelo 0800 001 1313.

Será um prazer atendê-los!

Gostou do conteúdo?

https://www.activepharmaceutica.com.br/images/496095183.png


 Siga nosso Instagram e acompanhe outros assuntos: @activecaldic