Active Caldic

0

Blog

Conheça 4 mulheres inspiradoras que fizeram história nas ciências da saúde

Publicado em 08 de março de 2023

Ao longo da história, muitas mulheres têm se destacado como verdadeiros exemplos de inteligência, determinação e coragem. Mesmo enfrentando inúmeros desafios para conquistar a igualdade de gênero e o reconhecimento de seus direitos e talentos, elas deixaram contribuições significativas em diversas áreas de conhecimento. Para homenageá-las e incentivar outras mulheres a seguirem seus passos, nesse Dia Internacional da Mulher compartilhamos uma breve biografia de 4 mulheres inspiradoras, cujos legados nas ciências da saúde trouxeram avanços importantes e ajudaram no desenvolvimento da Medicina e da Terapêutica. 

 

Nascida em Bristol (Inglaterra) em 1821, ela entrou para a história como a primeira mulher do mundo a se formar em Medicina e a exercer essa profissão nos Estados Unidos. Criada por pais bastante liberais, era contra a discriminação de gênero comum para a época e defendia que as mulheres eram capazes de desempenhar qualquer função que escolhessem, dependendo apenas de seu talento e dedicação. Depois de ser recusada por 12 vezes em diferentes faculdades de Medicina, Elizabeth foi admitida no Geneva Medical College e, após diversos desafios, se formou como primeira da classe e obteve o título em 1849, sendo reconhecida como a primeira médica do mundo.

Elizabeth teve grande atuação na Medicina e na Saúde Pública. Foi pioneira no treinamento de enfermeiras e na fundação de faculdades de Medicina para mulheres nos Estados Unidos e na Inglaterra, quebrando preconceitos e inspirando outras mulheres a seguirem nessa profissão. 

 

Maria Skłodowska Curie (conhecida como Marie Curie) foi uma física e química polonesa naturalizada francesa, que conduziu pesquisas pioneiras sobre radioatividade. Foi a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel, além da primeira pessoa a recebê-lo duas vezes e em áreas distintas: em Física (1903) junto com o marido Pierre Curie e com o físico Henri Becquerel pela demonstração da ocorrência natural da radioatividade, e em Química (1911) pela descoberta dos elementos químicos polônio e rádio. Durante a Primeira Guerra Mundial, Marie Curie também criou um aparelho móvel de raios-X (chamado de petite curie) que auxiliava no diagnóstico de traumas e ferimentos de bala. E detalhe: ela própria dirigia as ambulâncias em direção aos campos de batalha. Ainda, foi responsável pela criação dos Institutos Curie em Paris e Varsóvia – que são referências mundiais em Medicina até hoje, especialmente na área de Oncologia. Dessa forma, Marie Curie mostrou ao mundo a força e o valor intelectual das mulheres, assim como a riquíssima contribuição feminina na Ciência – que na época, era predominantemente masculina.

Curiosidade: Por ser mulher, inicialmente seu nome não havia sido incluído entre os laureados pelo Nobel de Física em 1903, mas Pierre Curie insistiu para que a esposa também fosse premiada. E mais: Marie e Pierre se recusaram a patentear o rádio, já que, segundo eles, os benefícios da utilização desse elemento pertenciam ao povo.


Nasceu em 1886 após seu pai – escravo em uma plantação no estado norte-americano de Virgínia – fugir para a cidade de Hartford, Connecticut. Anna Louise foi a primeira mulher do curso de Farmácia do Brooklyn College, a primeira afro-americana a se formar na universidade, e a primeira farmacêutica negra dos EUA. Em 1922 abriu sua farmácia (James Pharmacy), onde atuou profissionalmente por quase 50 anos, sendo conhecida por sua bondade, gentileza e atenção àqueles que necessitavam de cuidados. Assim, inspirou outras mulheres a lutarem contra o racismo e o sexismo, e a seguirem seus passos de luta e dedicação.


Dispositivo amplamente utilizado diariamente em inúmeros procedimentos na área da Saúde, a seringa com pistão permite a injeção de líquidos por via intravenosa ou a retirada de líquidos do corpo. Embora o primeiro modelo de seringa tenha sido proposto em 1647 pelo físico Blaise Pascal, somente em 1899 a enfermeira Letitia Mumford Geer propôs e patenteou o dispositivo como conhecemos hoje, tornando-o muito mais prático e eficiente. Através de sua invenção, Letitia revolucionou o uso das seringas: o modelo com pistão facilitou muito o trabalho dos profissionais de saúde, pois tornou possível o acionamento e utilização com apenas uma mão durante procedimentos cirúrgicos, por exemplo. 

 

O Dia Internacional da Mulher é celebrado anualmente em 8 de março, e marca uma luta histórica por igualdade e melhores condições de vida e de trabalho. Essa data é importante para reforçarmos o compromisso da sociedade com a proteção dos direitos das mulheres, e também para celebrar todas suas conquistas até o momento. Além disso, é uma oportunidade para agradecermos às nossas mulheres por toda sua contribuição na construção de um mundo melhor.

 

Nós, da Active Caldic, reconhecemos a força, a resiliência e a contribuição das mulheres em todas as esferas da sociedade, e parabenizamos a todas pelo seu dia.

Gostou do conteúdo?

https://www.activepharmaceutica.com.br/images/496095183.png


 Siga nosso Instagram e acompanhe outros assuntos: @activecaldic