Active Caldic

0

Blog

Como os antioxidantes ajudam a atrasar o envelhecimento da pele?

Publicado em 31 de julho de 2023.

 

Quando você vê uma pessoa idosa, qual é o primeiro indício de que se trata realmente de uma pessoa idosa? Ao bater o olho, é comum que consigamos estimar – e com boa chance de acerto – a faixa etária de uma pessoa, não é mesmo? O principal fator visual que nos indica a idade aproximada de alguém é a aparência da pele. Você já tinha parado para pensar nisso?

Com o passar da idade, é natural que a pele torne-se cada vez mais flácida. Isso é mais evidente nas pessoas idosas, mas você sabe o porquê disso? Acompanhe nosso texto para entender um pouco melhor como isso acontece e como a suplementação com antioxidantes pode contribuir.

 

Por que a pele fica flácida quando envelhecemos?

O envelhecimento traz consigo algumas mudanças na composição e funcionamento de diversos tecidos. Isso é particularmente evidente na pele, que acaba sendo o indicio mais visível (pelo menos a olhos nus) da idade de uma pessoa. Mas por que os idosos têm essa flacidez que gera as rugas?

Isso acontece naturalmente pelo envelhecimento e um dos principais processos por trás de tudo isso é o estresse oxidativo, que de vez em quando aparece por aqui. Se quiser aprofundar a leitura sobre isso, clique aqui.

De maneira resumida, o funcionamento normal das nossas células gera produtos tóxicos, as espécies reativas (as principais são derivadas do oxigênio). Para contrabalancear essa produção, protegendo a integridade da célula, também são produzidos compostos antioxidantes. No entanto, essas defesas antioxidantes vão sendo reduzidas com o envelhecimento e o processo de produção dos radicais livres ultrapassa os mecanismos de neutralização. Esse processo acontece de maneira cumulativa prejudicando o funcionamento celular.

Aliado a outros processos comuns do envelhecimento - como uma maior tendência a desidratação, redução da gordura cutânea, reabsorção óssea, aumento de enzimas como metaloproteinases e redução na síntese de colágeno e elastina – a aparência da pele tende a ficar cada vez mais envelhecida, até chegar na clássica aparência de pele de idoso. Além dos efeitos inerentes ao próprio envelhecimento, alguns fatores podem acelerar ainda mais o dano oxidativo. Os principais, em se tratando da pele, são a exposição solar e o tabagismo.

 

Um dos principais processos responsáveis pelo envelhecimento da pele é o estresse oxidativo gerado pelo excesso de radicais livres. Adaptado de Shutterstock.com, 2023.

 

Antioxidantes podem ser grandes aliados

Diversos compostos, naturais e sintéticos, têm a capacidade de reagir com os radicais livres e impedir o ataque de outros componentes celulares. Isso impede, ou pelo menos retarda, os danos gerados pelo estresse oxidativo. Assim, a suplementação com antioxidantes tem sido amplamente estudada também no contexto de saúde cutânea.

Estudos têm demonstrado que a suplementação pela via oral com antioxidantes pode ajudar a neutralizar os radicais livres e reduzir os efeitos do estresse oxidativo na pele. Além disso, também existem opções disponíveis de antioxidantes tópicos (aplicados diretamente na pele) que conferem benefícios na proteção contra danos causados pelo sol e na melhoria da aparência da pele. 1

A vitamina C, por exemplo, é um potente antioxidante que também auxilia na produção de colágeno, uma proteína essencial para a elasticidade e firmeza da pele. A aplicação tópica de palmitato de ascorbila (um éster da vitamina C ideal para aplicação tópica) também pode melhorar a textura da pele, reduzir rugas finas e manchas causadas pelo sol. 1,2

Outro antioxidante amplamente estudado é a vitamina E, que pode proteger a pele contra danos UV induzidos pelo sol e ajudar a manter a hidratação cutânea. Já o selênio é um mineral que também possui propriedades antioxidantes e pode auxiliar na proteção contra os efeitos nocivos do sol. 1

Os polifenóis são compostos encontrados em diversas espécies vegetais, como chá verde, uvas e romã, que têm fortes propriedades antioxidantes. O consumo de alimentos ricos em polifenóis ou a sua suplementação já foram associados a uma maior proteção da pele contra o fotoenvelhecimento. 2,3

Também existem evidências de que o licopeno e o beta-caroteno podem ajudar a reduzir os danos causados pelos raios ultravioletas (UV) e melhorar a aparência da pele. Outros dois compostos antioxidantes com essas propriedades são: a coenzima Q10 e a quercetina. 1,2

 

Exemplos de antioxidantes disponíveis atualmente. Adaptado de Shutterstock.com, 2023.

 

É importante lembrar que o uso dos suplementos antioxidantes contribui para uma pele mais bonita, mas deve ser associado com uma dieta balanceada e um estilo de vida saudável. Além disso, é fundamental escolher produtos de qualidade e seguir as orientações do fabricante e dos profissionais de saúde. E por último, mas não menos importante: para uma pele saudável e bonita, beba muita água e aplique protetor solar todos os dias!

 

 

As informações fornecidas neste blog destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para a orientação de um profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. As informações aqui apresentadas não têm o objetivo de diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.

Prescritores e farmacêuticos que desejarem obter mais informações sobre os nossos insumos podem entrar em contato com o nosso SAC por meio do e-mail sac@activepharmaceutica.com.br ou pelo 0800 001 1313.

Será um prazer atendê-los!

Gostou do conteúdo?

Ícone do Instagram


 Siga nosso Instagram e acompanhe outros assuntos: @activecaldic